sábado, 26 de abril de 2008

Três atitudes

Há três atitudes que me são sagradas e que procuro realizar no tumulto da vida e em meio as lutas acerbas que travo contra as minhas más inclinações:

Bondade.

Suficiência.

Modéstia.

A bondade me dá forças.

A suficiência me torna largo o que é estreito.

A modéstia é um estado de espírito através do qual Deus atua em mim.

Consicência da realidade e princípios

Como você conscientiza a sua realidade? Quais são os seus princípios? Você pensa e age baseado neles?
Reflita sempre sobre essas questões e também sobre as respostas que elas suscitam em sua mente.
Lembre-se sempre de que é necessaria uma atitude profunda do ser para produzir pensamentos e atos corretos.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sentido da vida

Você já parou pra pensar no sentido da vida? Ou você acredita que você e a realidade que lhe circunda são obras do acaso, sem propósito construtivo algum? Aproveite o tempo, reflita sobre o sentido da vida. Para tanto, mire o seu interior, porque você não vai encontrar verdades fora de você. E quando você se sintonizar com o espírito de busca de respostas sobre a temática em tela, procure ir realizando, a seu modo, a cada dia, o sentido da vida em sua existência, agindo com amor em todas as situações e afirmando o seu equilíbrio nos transes difíceis da vida, fazendo vencer o seu poder pessoal sobre o poder da situação que você atravessa; não a julgue como componente de angústia em sua vida e, sim, como elemento de aprendizado para o seu ser que, natureza, como todos os outros, está submetido a lei natural do progresso, sob a égide da qual vai se operando, no tempo, a nossa evolução moral para o bem.

Coração grande

O poema abaixo, com tradução para o português de Huberto Rohden, foi escrito por Lao-Tsé. O sábio, um dos mais profundos pensadores da China milenar, já houvera alcançado a iluminação há 600 a.C.
"O sábio não tem coração estreito;
Inclui no seu coração os corações dos outros.
Ele é bom com os bons
E bom também com os não-bons,
Porque sua íntima atitude
Só lhe permite ser bom.
Ele é honesto com os honestos
E honesto também com os desonestos,
Porque seu íntimo ser só lhe permite
Ser honesto com todos.
Ele vive retirado,
Mas a sua vida está aberta de par em par
A todos os homens.
Os olhos e os ouvidos dos homens
Se voltam para ele, estupefatos -
Ele vê seus filhos em todos".

sábado, 19 de abril de 2008

Força e resignação

Abaixo, o poema publicado no perfil de Ana Carolina de Oliveira no Orkut. Forte e resignada, a mãe da menina Isabella se constitui hoje um referencial para o povo brasileiro.
“A morte não é tudo. Não é o final. Eu apenas passei para a sala seguinte. Nada aconteceu. Tudo permanece exatamente como foi. Eu sou eu, você é você, e a antiga vida que vivemos tão maravilhosamente juntos permanece intocada, imutável. O que quer que tenhamos sido um para o outro, ainda somos. Chame-me pelo antigo apelido familiar. Fale de mim da maneira que sempre fez. Não mude o tom. Não use nenhum ar solene ou de dor. Ria como sempre fizemos das piadas que desfrutamos juntos. Brinque, sorria, pense em mim, reze por mim. Deixe que o meu nome seja uma palavra comum em casa, como foi. Faça com que seja falado sem esforço, sem fantasma ou sombra. A vida continua a ter o significado que sempre teve. Existe uma continuidade absoluta e inquebrável. O que é esta morte senão um acidente desprezível? Porque ficarei esquecido se estiver fora do alcance da visão? Estou simplesmente à sua espera, como num intervalo, bem próximo, na outra esquina. Está tudo bem!”

terça-feira, 15 de abril de 2008

Sem ansiedade

Como é maravilhoso viver sem ansiedade, deixar as coisas acontecerem, ao sabor da afirmação do quem tem que ser a seu tempo. Não estou diminuindo o livre-arbítrio, que é, para mim, um atributo sagrado do espírito humano; apenas digo que não vale a pena se preocupar demais com as coisas: faça a sua parte, deixe acontecer naturalmente, contemple a vida...

O tempo e as mudanças.

O tempo passa e a gente muda mesmo. Feliz de quem muda...pra melhor. De quem vai olhando no espelho da consciência e se (re)conhecendo, se descobrindo nas suas qualidades, nos seus defeitos. Feliz que tem tem coração bom e simples, quem se esforça por vencer as más inclinações que possui, quem está sempre preocupado com o que vem sendo e fazendo de bom para os outros. Feliz de quem consegue se emocionar puramente e verter lágrimas sinceras: esse é o ser verdadeiro, que se derrama pelos olhos, comovido pelos outros. Feliz de quem ampara e perdoa: esse é o amor de Deus, vibrando em cada pessoa. Que bom seria se a maioria das pessoas entendesse que a melhor maneira verdadeira de ser feliz é fazendo os outros felizes. Não é dando que se recebe? Assim, se pode ser feliz pela caridade que se faz a alguém, pela amizade que se dedica a alguém, pelos esforços que se faz em ver, num casamento, o seu par feliz. Mude, seja feliz, fazendo os outros felizes. Seja melhor, a cada dia. Aceite-se como é, pois ninguém é perfeito, mas tenha sempre por conta de que é preciso ser mais como pessoa humana e que a melhor marca que deixamos em nosso tempo é aquela que foi impressa pelo Amor.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Excessos

A vida pede equilíbrio. Nada em demasia aproveita para o bem do ser. Os excessos produzem desequilíbrios de natureza física ou espiritual ou ambos ao mesmo tempo: é a desarmonia, fruto de um sofrimento auto-produzido. Sê feliz, sendo equilibrado, contemplando a vida e seu curso natural.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Meditação

Meditar com habitualidade faz um bem maior do que aquele que comumente se imagina: ajuda - e muito - no domínio de si, no auto-controle, imperativo essencial do ser que lida, todo dia, dentro do tumulto da vida.

Briga de casal

Briga de casal que se ama, motivada por coisa pequena, é igual a tempo perdido. Memento moris: ninguém sabe quando o dia da partirda... Portanto, numa relação de amor a dois, jamais se pode desperdiçar tempo, que não volta mais.

Receba tudo com calma. Suporte tudo com paciência.

O melhor para qualquer situação é não perder a paciência: é o primeiro passo para não se perder a razão e não se agir por impulso. O silêncio ajuda nesse caso. O simples silêncio auxilia a manter o controle. A primeira coisa de que devemos nos lembrar quando formos tentados a participar de alguma confusão é de não perder a calma e conservá-la. Depois da tempestade, a bonança vem. Experiência própria.

domingo, 6 de abril de 2008

Einstein e o movimento da vida

"A vida é como andar de bicicleta: para se manter em equilíbrio é preciso estar sempre em movimento"
Albert Eisntein

Painel hodierno

No Brasil, o povo se consterna e se revolta com mais um crime chocante. No nordeste do Brasil o povo sofre, com as chuvas que castigam a região. Dor de um lado, dor de outro. Não obstante o caráter hediondo do crime, esse foi, infelizmente, apenas mais um: a violência fará mais, outros crimes bárbaros virão, é questão de tempo. Quanto ao inverno, outros virão também depois e mais pessoas sofrerão, como sofrem agora. Assim é nosso mundo. Assim são nossos tempos. Dor e sofrimento se repetindo, dia após dia, lágrimas após lágrimas.

O aspecto espiritual do ser

A contemplação de si e da realidade circundante suscita, de imediato, questionamentos sobre o problema do ser, do destino e da dor. É quando se pára e se pergunta pra si mesmo: quem eu sou? De onde eu vim? O que estou fazendo aqui? Para onde vou?
Grande parte das pessoas vive mergulhada no cotidiano e nas obrigações, problemas e desafios que ele reclama diariamente. Por viverem concentradas nas preocupações de ordem material, essas pessoas abandonam as importantes questões de natureza espiritual, negligenciando quanto a possibilidade de avanços nessa decisiva dimensão da existência humana.
O homem, como tal, não é só matéria, não é só corpo. À sua feição biológica, somática, soma-se a sua feição espiritual, abstrata; esta é intangível e imperecível ao passo que aquela é tangível e perecível.
A preocupação com os aspectos espirituais do ser deve ser encarada com mais importância por todos, pela humanidade.

A compreensão da razão do ser

A compreensão do sentido da vida é um processo íntimo para cada um daqueles que atenta para essa temática fundamental da existência humana. A formação de valores ao longo da vida tem importância determinante nesse processo. Valores calcados em fundamentações racionais - como as da Ciência - mas também em convicções de fé - como as dos sistemas religiosos - e esforços especulativos - como os empreendidos pela Filosofia. Ciência, Religião e Filosofia, juntas, são, portanto, roteiro seguro, para quem quer empreender essa fascinante viagem em busca da compreensão íntima da razão do ser.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Existência de Deus

Sempre percebi, de modo natural, a realidade como a evidência mais imediata da existência de Deus. Pra mim, ela basta para prová-la. Não preciso de provas obtidas por métodos empírico-analíticos.